Filtro Bolha é o termo que Eli Pariser nomeou a característica do Goolge, Instagram, Facebook e toda a web de apresentar nos resultados de busca apenas aquilo que realmente é do interesse do usuário, aquilo que o algoritmo acredita ser de extremo valor para quem procura ou quer ver.

Faça um teste! 
Pesquise um assunto no Google e peça a um amigo fazer a mesma pesquisa e compare os resultados, serão completamente diferentes!

Procure por um amigo que não conversa há meses no feed do Instagram ou Facebook, você não encontrará. Pois o algoritmo entendeu que não é uma pessoa relevante para você.
Já parou para pensar o quanto isso é assustador?

A internet deveria nos conectar com o mundo, mas o filtro bolha nos prende apenas nos assuntos que conhecemos e concordamos.

Cabe a nós nos desafiarmos a ler opiniões contrárias, ampliar buscas, e assumir o controle do nosso consumo de informações.

Só assim poderemos mudar de opinião, gostos e preferências.
E aí você já sabia disso? 

?️Fontes: Canaltech e TED